domingo, 8 de abril de 2012

Yo en JCUM España


No último post da Coluna do Adriano eu descrevi a experiência sobrenatural pela qual eu baseei a minha decisão de me comprometer com a organização Jovens Com Uma Missão (JOCUM) por cinco meses em 1992. O que eu não sabia, era que aquela decisão transformaria a minha vida profundamente para sempre. Eu jamais seria o mesmo.

Mesmo depois de comunicar a minha decisão de participar da Escola de Treinamento para Evangelismo e Discipulado (ETED), eu continuava questionando a minha decisão. A idéia de passar 5 meses morando com um grupo de crentes nao era muito atrativa para mim pois afinal das contas, a minha vida ate' então havia sido muito diferente. Seria uma mudança radical da minha - ate então - rotina de estudar, trabalhar, namoros, andar de moto, noitadas em boates e motéis... Da para se ter uma idéia da minha confusão?

Aliás, durante os dois meses que estive na Espanha, antes de ir participar da ETED, eu consegui encontrar tempo para conhecer alguém e começar a namorar com uma linda garota Espanhola chamada Anita. Típica adolescente nos seus 17 anos de idade, Anita era sobrinha do Titi e era realmente muito atraente. Nosso namoro havia começado poucas semanas antes de eu conhecer o Gabriel e a Patrícia Jimenez  e de ser convidado para participar da ETED. No pouco tempo que passamos juntos eu já pude perceber o potencial desastroso do relacionamento. Com certeza não demoraria muito para que eu voltasse a ser a pessoa que eu pensei que havia deixado no Brasil (...mais sobre este caso em breve).

Minha casa na Espanha de 1992 a 1996: JOCUM Espanha
Titi e Irinete comunicaram ao Gabriel e  Patrícia a minha decisão de ir à ETED apenas dois dias antes de eu me apresentar. Mas o que me esperava na JOCUM? O que era a ETED? 

A JOCUM (Jovens Com Uma Missão) é a maior organização não governamental (ONG) Cristã/ missionaria, formada 100% por voluntários, com representação em quase todos os países. A JOCUM não é evangélica, apesar de que a grande maioria dos seus voluntários são.

A Missão da JOCUM é definida nesta frase: “Conhecer a Deus e fazê-lo conhecido” e a ETED é basicamente isto: um tempo dedicado para conhecer a Deus através da Bíblia, para então fazê-lo conhecido através de qualquer forma de evangelismo.

Na minha opinião, o sucesso desta organização nos últimos 50 anos de sua existência esta no fato dela dar possibilidades para que a visão de um individuo, ou um grupo de indivíduos, possa florescer e vir a se tornar realidade. A JOCUM não vê barreiras materiais, culturais, ou geográficas como um impedimento para cumprir sua missão. Dentro deste contexto, eu passei os melhores 8 anos da minha vida na JOCUM. Aceitar o desafio de fazer a ETED foi a decisão mais acertada que fiz nos meus quase 41 anos de vida.


No post da próxima semana, vou contar as historias da ETED, apresentar o pessoal, repassar um pouco da minha nova vida na Espanha, Olimpíadas de Barcelona 92 e começar a escancarar de vez a janela do meu coração.

Enquanto isso, deixo com você – leitor – as seguintes perguntas: Nos teus anos até aqui vividos, qual foi a decisão mais acertada que você já tomou na sua vida? Como você foi guiado a tomar esta decisão?  Quais as conseqüências em sua vida hoje, devido a esta decisão tomada? Deixe um recado para mim nos comentários abaixo.

Até breve!

Um comentário:

  1. Oi Adriano,
    A história da Jocum e fascinante. Amei ler o livro de Loren Cunningham (fundador da YMCA)– "Is That Really You, God?". Aguardo com entusiasmo seus próximos posts. In HIM!

    ResponderExcluir