segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Meu Presépio


Existem alguns dogmas religiosos que são puramente culturais. Viajando pelo mundo eu pude notar que algumas verdades inquestionáveis para um cristão no Brasil, não tem o mesmo peso para os cristãos Sírios, Egípcios, Chineses ou até aqui mesmo para os Norte Americanos. Vou citar alguns exemplos, mas antes quero apresentar a definição de "Dogma" de acordo com o dicionário da língua Portuguesa:

DOGMA sm (gr dógma)
1
Ponto ou princípio de fé definido pela Igreja.
2
Conjunto das doutrinas fundamentais do cristianismo.
3 Cada um dos pontos fundamentais de qualquer crença religiosa.
4 Fundamento ou pontos capitais de qualquer sistema ou doutrina.
5
Proposição apresentada como incontestável e indiscutível.
 
CRUCIFIXO -
O uso do crucifixo- que é repudiado pela Igreja Evangélica Brasileira, é  normalmente usado por cristãos Evangélicos e Católicos do Oriente Médio. No Egito, meus irmãos Evangélicos carregam o crucifixo com orgulho, mesmo que venham por isto, sofrer perseguições que coloquem em risco suas vidas.


VELAS -
No Brasil, o Católico acende velas por motivos religiosos, mas o Evangélico não. Creio que por ser parte de rituais católicos, espíritas, ou de feitiçaria. Nos EUA e na Europa, as velas s
ão usadas regularmente em casa como aromatizante. Sinceramente, quando eu sai do Brasil eu tinha até medo de velas!

IMAGENS DE SANTOS -
Outra comparação interessante e muito comum no Brasil, é o fato de que a Igreja Católica dá um ênfases à adoração de imagens de santos; homens e mulheres que viveram uma vida de santidade e foram canonizados pela Igreja Católica Apostólica Romana. Este é talvez, uma das maiores desavenças entre a Igreja Evangélica e a Igreja Católica.


Os Evangélicos creem que a adoração de imagens seja idolatria. Isto é baseado primeiramente no segundo dos Dez Mandamentos, que diz:

“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.”

Aqui nos Estados Unidos, os Católicos não adoram imagens como fazem os Católicos no Brasil. Consequentemente, aqui não existe a animosidade que existe no Brasil entre Evangélicos e Católicos.

Nesta época do ano, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, os Cristãos se preparam para celebrar o nascimento de Jesus: o Natal.


Na casa da família Eva aqui nos EUA, eu e a Wendi constantemente buscamos por oportunidades para criar “momentos memoráveis” com os nossos filhos. Todos os anos fazemos do mês de Dezembro um mês especial onde enfatizamos entre outras coisas, a importância da generosidade: porque Deus foi generoso e nos deu Seu único Filho.

O PRESÉPIO - 
A Igreja Evangélica Brasileira não monta presépios por causa das imagens. A Igreja Evangélica Americana não vê nenhum problema em montar presépios. A Igreja Evangélica Egípcia também não. Este é mais um caso de "Dogma Cristão" que não cruzou fronteiras. 

Neste ano, além da nossa decoração tradicional, a Wendi montou seu presépio pela primeira vez. A alguns anos ela tem esperado pacientemente para que o Elan cresça o suficiente para entender que as peças do presépio não são brinquedo e que portanto, ele não deve tocá-las. A Wendi tem muito cuidado com este presépio, pois as peças são parte de uma coleção artística especial e bastante cara.

Sou crente, Brasileiro e tenho um presépio na minha casa! Sinceramente, passei por momentos de conflito cultural... Mas foi a partir de uma reflexão sobre o presépio na minha casa, que nos dias que se seguiram eu aprendi uma nova lição sobre o Natal.


O DRAGÃO-
Qualquer um de nós poderia descrever rapidamente a cena de Natal e todos os participantes ali presentes: José, Maria, Jesus na manjedoura, os três reis magos, a vaquinha, o Camelo... o anjo em cima do telhado e a estrela no céu. Só faltou mesmo nesta cena o dragão. Dragão?


Isso mesmo. O livro de Apocalipse, capitulo 12:4,5 coloca um dragão bem no meio da cena de Natal:

”O dragão se colocou em frente da mulher que estava prestes a dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando este nascesse. A mulher, então, deu à luz um filho e ele está destinado a governar todas as nações com vara de ferro.”

 

Hoje, eu olho para o presépio não posso deixar de imaginar o que acontecia no mundo espiritual no instante do nascimento de Jesus. Imagino o dragão (satanás) - cujo melhor golpe se chama “morte” – presenciando o nascimento do meu Salvador; impotente, incapaz,dando-se conta de que não teria a menor chance no "mano-a-mano" com aquele bebê. Seu plano de devorá-lo saiu pela culatra!

Natal é isso ai- uma celebração da nossa salvação. Podemos não concordar nos dogmas, mas de uma coisa podemos ter certeza: O plano de Deus foi perfeito em Jesus.

Feliz Natal!

8 comentários:

  1. Dri, adorei a mensagem do seu texto e a foto do seu presépio! Adorei também perceber que você, por amor à família, e por sua fé, está disposto a se renovar e superar preconceitos se abrindo para o novo! Tenho certeza que a sua experiência de vida, viajando pelo mundo e conhecendo outras culturas, contribuiu muito para esta evolução. Que este post sirva de exemplo para todos que tiverem a oportunidade de ler, pois acima de qualquer religião está um único Deus, que nos criou e ama a todos os seus filhos, independente de sua crença ou religião!
    Desejo a você, à Wendy e às crianças, um lindo Natal, repleto de muito amor e muita paz! Que 2014 seja um ano de muita luz, de grandes realizações e que possamos nos encontrar novamente para fortalecer mais uma vez os nossos laços de amizade! ADORO você!!
    Um grande beijo a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridíssima Lu, para mim a verdade da Bíblia e' inegociável. Creio nela 100% como sendo a Palavra final de Deus para a humanidade. Ela e' o padrão da minha vida e na medida que Deus vai me ensinando e revelando coisas eu vou também abrindo mão destes DOGMAS - aos quais vou formando baseado na minha experiência de vida. Por isso hoje vejo o presépio de forma diferente de outros brasileiros evangélicos. Eles podem ate mesmo discordar de mim, mas não me importo pois não estou preocupado em agradar aos homens, mas sim a Deus. Este Deus me deu o privilegio de viajar, conhecer, e estar com pessoas com uma experiência de vida completamente diferentes da sua e da minha. Em cada momento, uma oportunidade para aprender algo mais sobre o ser humano e como ele se encaixa no plano de Deus para a humanidade. E' como se estivesse olhando para um quadro imenso que esta sendo pintado... Enfim, obrigado pela palavra de animo! Um beijo pra vc também.

      Excluir
  2. Oi Adriano, muito interessante e informativo seu texto. Quando vc diz crucifixo, quer dizer somente a cruz, ou a cruz com Jesus. Eu cresci em igreja protestante/evangélica histórica onde usamos a cruz vazia, por que preferimos lembrar que Ele ressuscitou. Portanto nunca tive problemas com a cruz.
    Tenho uma amiga americana católica, que frequenta minha igreja (evangélica) em Dubai. Seu texto me deu uma idéia, vou procurar saber mais sobre a tradição católica nos Estados Unidos, pois não sei muito.
    Tenho também um pequeno presépio em casa, mas escolhi um onde não há aquele aro em volta da cabeça de José e Maria.
    Já o dragão no presépio, acho que não colocaria, pois os que ali estão, estão adorando o bebê, o dragão mesmo sabendo que ele está vencido nunca adoraria o Deus verdadeiro.

    ResponderExcluir
  3. Ola Marli!
    Eu vi ambos a cruz (vazia) e o crucifixo (com a imagem de Jesus) sendo usadas por cristãos evangélicos no Egito, Síria e Jordânia durante os anos que trabalhei no Oriente Médio.No Egito por exemplo, os cristãos evangélicos invariavelmente vem da Igreja Ortodoxa, que e' muito semelhante a Igreja Católica em vários aspectos. A Igreja Evangélica no Egito e' relativamente recente e possivelmente seja um costume que veio da Igreja Ortodoxa. De qualquer forma, isso nunca me incomodou. Converse com sua amiga ai, pois com certeza vc vai ser muito interessante. Creio que em cidades onde existe uma concentração maior de latinos (Cubanos, Porto Riquenhos, ou Mexicanos), as tradições católicas se aproximarão mais das do Brasil. Meu texto se baseia na minha experiencia no pais em geral, mas principalmente no noroeste (onde moro) e no nordeste do pais. Concordo com vc com relação ao "dragão." A cena do presépio enfatiza o presente de Deus para nos em Jesus e a adoração daqueles que tiveram o privilegio de receber a revelação de quem era realmente aquele bebe. Não sabemos realmente o que aconteceu ali no mundo espiritual... a passagem em Apocalipse mostra a intenção de satanás (devorá-lo), mas o final daquele capitulo nos já sabemos... Feliz Natal e um ano de 2014 fantástico na sua vida!

    ResponderExcluir
  4. Dri e Marlizinha, adorei a troca de informações e visões de cada um, é esta integração e troca de ideias que o nosso blog propõe! Espero que outras pessoas, lendo esses comentários, se interessem em partipar cada vez mais do nosso Tangram! Adorei!! Feliz 2014 aos dois! Amo vocês! bjs

    ResponderExcluir
  5. Adriano! Parabéns! Seu blog está muito bom! Seus testemunhos são maravilhosos! Edificantes! Já conhecia uma parte, mas não com tantos detalhes. Suas experiências nos motiva. Que Deus continue abençoando em seu Ministério e te usando para abençoar muitas! Um abraço na família! Neide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neide, hoje vc e eu vivemos situações inversas de 20 anos atrás quando no conhecemos. A vida da suas voltas e quando menos percebemos somos apresentados com novas oportunidades. Hoje, eu estou ansioso para ouvir as tuas historias... Que Deus esteja sempre com vc.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir