domingo, 1 de setembro de 2013

Espanha, Marrocos e Portugal - 1993



Assim que eu regressei a Espanha, meu papel passou a ser o de dar apoio logístico para que os ministérios da missão pudessem se desenvolver. Minha experiência no Senai e na Ford me capacitou para assumir a responsabilidade pela manutenção do edifício usado pela JOCUM (Jovens Com Uma Missão), bem como, de todos os veículos de propriedade da organização. 
Naquele momento meu coração estava em paz, pois desta vez ainda que sofrendo um pouco, eu havia saído do Brasil com a benção dos meus pais. Também o fato de ter saído do Brasil com um propósito determinado ajudava muito, pois o meu futuro a curto prazo não seria mais uma incógnita.
Alguns meses depois eu fui convidado para trabalhar na ETED (Escola de Treinamento para Discipulado e Evangelismo).  
ETED em Torrejon, 1993


Os participantes vieram de vários países e formamos um grupo muito unido apesar da grande diversidade cultural: Inglaterra, Portugal, França, El Salvador, Colômbia, USA, Canada, Áustria, Dinamarca, Holanda, Suíça e também Espanhóis.






Detalhe para a pochete...


Com este grupo, estudávamos durante a semana e evangelizávamos todos os fins de semana em Madrid. Eu curtia muito aqueles momentos. Ao som de um par de violões e um pandeiro, cantávamos nas ruas e nas praças. Com um microfone nas mãos eu "hablaba" a todos os que quisessem escutar como um verdadeiro pregador de rua. Minha mensagem era simples:
1- O eu antes de Jesus
2- Jesus apareceu e mudou o rumo da minha vida
3- O Eu agora
4- Jesus esta aqui para mudar o rumo da sua vida hoje!

Em seguida, conversávamos com as pessoas ali presentes. Era comum ver pessoas respondendo a mensagem do evangelho entregando suas vidas a Jesus ali mesmo. Outras pessoas eram curadas de enfermidades quando orávamos por elas. 












Um momento de oração pelo Marrocos
Ao terminar a fase de estudos em Torrejón de Ardoz, fizemos uma viagem ao Marrocos onde vivi mais uma experiência com Deus que jamais me esquecerei. O Marrocos é um país muçulmano onde a pregação do evangelho é proibida. O propósito da nossa viagem era primeiramente interceder em oração pelo povo marroquino. Entramos no Marrocos por Tanger, cidade que esta no outro lado do Estreito de Gibraltar, tão próxima da Espanha, que é possível vê-la desde o território Espanhol. De lá fomos a Rabat, a capital do país. De Rabat fomos a Safi, Casablanca e Marrakesh. Em todos estes lugares buscávamos de Deus sua direção, para saber onde deveríamos ir e como orar pelo povo do Marrocos. 




Mausoléu de Mohammed V, Rabatt, Marrocos.
Em uma determinada manha em Rabat, saímos para caminhar pelas ruas da cidade quando passamos em frente ao Mausoléu de Mohammed V (falecido rei de Marrocos). Era sexta feira e haviam muitas pessoas na Mesquita ao lado. Paramos do outro lado da rua e desde lá começamos a orar pelas pessoas que estavam lá. Meus olhos encontraram do lado de fora um homem ajoelhado, orando e batendo sua testa em uma parede que estava a sua frente (foto ao lado). Naquele momento Deus falou comigo: - Ele não me conhece.

Imediatamente senti um vazio muito grande no meu coração, como o vazio que eu sentia antes que Titi e Irinete tivessem me apresentado ao meu melhor amigo e Salvador. Chorei muito, chorei inconsolavelmente. Eu sabia exatamente o que estava acontecendo comigo naquele momento: Deus me deixou sentir outra vez a ausência de Sua presença para que eu entendesse como aquele homem se sentia. Mas também me mostrou o propósito pelo qual Ele me havia criado. Naquele momento nasceu em mim um amor eterno pelo povo muçulmano. 




Também estivemos em Fez, onde nos encontramos com um missionário Espanhol num dos quartos do hotel onde estávamos hospedados. Ele nos contou um pouco sobre o seu trabalho no Marrocos e seus desafios. Ele nos contou sobre marroquinos que estavam conhecendo a Jesus por todo o país e os riscos que estes novos cristãos corriam. Muitas dessas pessoas tiveram encontros pessoais com Jesus, que aparecia em pessoa diante deles, se apresentado como seu único Senhor e Salvador. 
De Madri fomos a Sevilha, Malaga, Tanger, Rabat, Casablanca, Safi, Marrakesh, Meknes, Fez, Ceuta e Lisboa. 

De Fez fomos a Ceuta, uma cidade espanhola no Norte da África. Em Ceuta trabalhamos com uma Igreja local evangelizando nas ruas e por ser território Espanhol, evangelizávamos abertamente os Muçulmanos. L
á também fomos convidados para dar uma entrevista para um programa de TV local.

Nossa próxima parada nos levou a Portugal onde estivemos trabalhando com Igrejas nos arredores de Lisboa. Também tive a oportunidade de conhecer uma senhora portuguesa que por um longo período me enviou dinheiro mensalmente sem nunca ter me conhecido. Desde que comecei a receber aquele dinheiro procedente de Portugal, eu havia escrito varias vezes sem nunca haver recebido uma resposta. Eu tinha muitas perguntas, como por exemplo: “Como ela havia me descoberto na Espanha? Ou porque ela havia começado a me enviar dinheiro sem mesmo me conhecer?” 


Nosso encontro foi breve. Conheci a senhora e sua filha. Ela me disse que alguém que esteve na Espanha e posteriormente passou por sua Igreja em Sintra, comentou sobre "o Brasileiro" e imediatamente Deus lhe disse que começasse a me enviar $100 todos os meses. E ela estava simplesmente obedecendo. É simplesmente maravilhoso como Deus cuidou de mim.

 Ao todo passamos dois meses viajando, intercedendo e evangelizando. Foi uma experiência inesquecível em todos os sentidos. Logo regressamos a Torrejón (Madri), nosso ponto de partida.



Primeiro passeio de camelo: Shana e eu.




Feira de Marrakesh

















Feira de Marrakesh        





Feira de Marrakesh




Ruas de Marrakesh



Viajamos em duas vans





Hora do almoço dentro da van



Dirigindo entre as montanhas na regiao da Cordilheira dos Atlas
Batendo papo com alguns jovens que vivem na região da Cordilheira dos Atlas    





Alfredo (Espanha), Sagrit (Panamá), Gary (USA) e eu.








































Nenhum comentário:

Postar um comentário