domingo, 6 de maio de 2012

Apertando "RESET"




Espero que vocês tenham lido os últimos posts para poder entender o contexto dos próximos relatos dos meus primeiros dias na Espanha, quando cheguei na Juventud Con Una Misión (JCUM) para participar da Escola de Treinamento e Discipulado (ETED).

Quando entrei na sala principal no "CUARTO PISO" (quarto andar) do prédio da JCUM, me deparei com uma sala cheia de pessoas lindas. Hoje, olhando para trás vejo que naquele dia foi como se Deus estivesse apertado o botão RESET da minha vida. Esta era a minha oportunidade de "recomeçar..."





Minha família por 5 meses: Kenneth (Hawaii), Paul (California), Matt (Washington), Ruth (Inglaterra), Barbara (Alemanha), Sagrit (Panama), Tina (Pensilvania), Carol (Vermont), Greg (Nevada), Malcolm (Inglaterra), Paul and Adriana (Holanda), Gabriel e Patricia (Espanha e Nova Zelândia) e eu - Março1992
Apesar de chegar com muita "TRANQUEIRA NA BAGAGEM" eu imediatamente me senti acolhido por todos e logo fui percebendo que havia um pequeno problema... nem todos falavam espanhol - e meu inglês se limitava ao "hello, how are you?" Depois de dois meses na Espanha, eu ja conseguia me fazer entender em Espanhol, mas em Inglês, a situação era bem mais complicada.

Ensinando o Kenneth a dançar lambada - 1992 
Ali estávamos eu e outros 5 estudantes, além de outros 8 do staff da JOCUM trabalhando conosco diariamente. Segundo os dias foram se passando, eu fui percebendo que ainda haviam vários outros JOCUMeiros que não trabalhavam diretamente com a escola, mas que de diferentes formas participavam dela.

Para que eu pudesse estar ali, a escola aceitou me dar uma beca que pagava pela maioria do custo. Além da beca, o Titi e a Irinete concordaram em pagar do bolso deles pela parte correspondente ao custo da minha alimentação durante os 5 meses que eu estivesse na escola... Nestas alturas eu já havia perdido a conta de todos os pequenos milagres que ocorreram na minha vida desde o dia 19 de Janeiro de 1992 quando eu sai do Brasil.

Não demorou muito para o primeiro drama acontecer...
Durante as semanas que seguiram, meus pais foram se inteirando dos acontecimentos da minha vida na Espanha. Nossas conversas por telefone foram diminuindo pouco a pouco com o passar das semanas, pois cada ligação me custava cerca de $30 dólares. As cartas demoravam uma eternidade para chegar (20 -25 dias) e quando finalmente chegavam, as novidades já não eram mais novidades.

Em muito pouco tempo eu passei de ser um devasso pecador a ser crente vivendo em uma tal organização "cristã" onde eu era estudante a tempo integral. Tudo isso foi muito para meus pais digerirem em tão pouco tempo. Eles não entendiam muito bem o que estava acontecendo comigo na Espanha: Como é que meus planos poderiam ter mudado assim de uma forma tão radical?

Minha mãe entrou em pânico de medo que eu houvesse entrado em uma seita religiosa - o que estava de moda nos anos 80 - e numa conversa telefônica, ela ordenou que eu voltasse para o Brasil o mais rápido possível. Minha mãe usou de vários subterfúgios para me convencer a voltar e eu me senti verdadeiramente pressionado. Hoje como pai entendo melhor como ela se sentiu em 1992. Creio que o temor de que ela nunca mais voltasse a me ver realmente bateu em um determinado momento.

Não preciso nem dizer que eu não abandonei tudo para voltar ao Brasil. Mas é importante ressaltar que a decisão mais uma vez foi tomada buscando entender o que Deus queria ao invés de simplesmente me rebelar e não atender um pedido da minha mãe. Mas a decisão não foi fácil de tomar porque eu tinha apenas mais uma semana para usar a passagem de volta ao Brasil. Aquela passagem era a minha garantia ate então, de que se o calo apertasse eu tinha uma saída... e no mínimo haveria uma cama para mim e um lugar na mesa na casa dos meus pais. Assim que decidi ficar e confiar que Deus cuidaria da minha mãe no Brasil.

Viagem no tempo...
Uma das pessoas com quem mais me identifiquei na ETED foi Tina Sharp. Tina mais tarde se casaria com Kenneth Hubik, meu companheiro de quarto e melhor amigo durante a ETED. Tina era também irma de Diana Sharp... Em 1995 eu viajava de Montana a New York quando passei alguns dias com os pais da Tina e Diana na Pensilvania. Depois de uma tarde conversando com Diana e contando a ela tudo o que havia acontecido na minha vida nos últimos três anos, eu desafiei Diana a entregar seu coração 100% a Jesus. Também a animei a buscar uma restauração no seu relacionamento com seus pais. Depois desta visita regressei a Espanha.

Diana Sharp e eu. Passeio em Toledo, Espanha, 1997
Em 1997 (depois de vários acontecimentos que relatarei num próximo post) eu pedi Diana em casamento em um restaurante de Alcalá de Henares (Cidade onde nasceu e viveu Cervantes, famoso escritor Espanhol de obras como Don Quixote de la Mancha). Diana faleceria no mesmo ano em um terrível acidente automobilístico enquanto se dirigia ao trabalho nos EUA.
A quase um mês atras, Kenneth e Tina viveram uma nova tragédia quando sua filha Evangeline, de apenas 2 anos faleceu em um acidente no quintal de sua própria casa.  Conversei com Kenneth por telefone, choramos e oramos juntos. Nossas vidas estarão conectadas para sempre.



Próximo Post: TIRANDO A TRANQUEIRA DA BAGAGEM



Nenhum comentário:

Postar um comentário