domingo, 23 de janeiro de 2011

AQUI COMEÇA O BLOG


Porque sair do Brasil, um país maravilhoso, abençoado por Deus, de clima tropical, de povo caloroso, mulheres lindas, onde tudo que se planta cresce?
Com certeza todos que um dia deixaram o Brasil rumo a um país e em busca de culturas diferentes, deixando para trás pai, mãe, família, saíram por diferentes razões, mas aqui vão as minhas:

  1. Ambição: Esperança de ganhar $$.
  2. Falta de perspectiva com o rumo que a política Brasileira da época.
  3. Ignorância: Não tinha a mínima idéia do que me esperava do outro lado do oceano Atlântico.
  4. Rebeldia: Queria fazer exatamente o que eu queria fazer sem dar satisfações a ninguém
  5. Coração partido: Como não havia possibilidades de ter de volta “aquela quem eu havia perdido” (e meus esforços para preencher o vazio deixavam um vazio ainda maior), a minha única saída era fugir para o mais longe possível!
  6. O vazio insaciável: Este vazio era a falta de Deus.

Fala sério! Entre estas seis razões apresentadas, eu não conhecia as quatro últimas.
Depois de uma noitada na Phaéton que acabou ao raiar do dia seguinte, no Éden Motel, embarquei na mesma noite para Madrid, no dia 19 de janeiro de 1992.
No avião a primeira lição: Já não precisava mais representar... minha platéia havia ficado para trás, o verdadeiro Adriano podia finalmente aparecer. No avião morreu o Anjinho. O único problema era que eu havia representado por tanto tempo que nem eu mesmo me conhecia.
Em 1992 não havia blog. Não havia internet. Não havia Skype, Messenger... não havia telefone celular. Em 1992, enviar um fax era chiquérrimo... e caríssimo também! No dia 20 de janeiro de 1992, no quarto de um hotel em Madrid, eu escrevi a primeira de centenas de cartas que eu escreveria a punho para a minha mãe em Taubaté – e que somente chegaria no Brasil umas duas semanas mais tarde...  Aqui vai o conteúdo daquela primeira carta com meus comentários entre parêntesis:
“Querida Mãe, aqui já são 19h00, aí no Brasil 16h00, estou super cansado porque durante a tarde depois que eu te liguei andei bastante. Esta cidade é muito antiga, as ruas estreitas, os casarões muito bonitos, eu mandarei as fotos.” (Ao ler esta carta pela primeira vez em anos, a primeira coisa que percebi é que eu escrevia terrivelmente!)

“O mais gozado é pedir informação, o pessoal não nos entende muito bem, é preciso falar devagar” (Esta experiência é fantástica, mas muitos discordam de mim, pois a simples ideia de não poder se comunicar é frustrante e aterrorizadora)

“A viagem foi super tranqüila, no avião, uma sensação super gostosa. A mordomia no avião que é legal, você se sente importante” (Bons foram aqueles tempos em que voar era um privilégio e todo passageiro era tratado de forma especial...)
“A saudade bateu hoje a tarde quando eu estava andando no supermercado...” (somente 24 horas depois) “me deu vontade de abrir a boca e chorar, mas eu respirei fundo e não chorei porque eu terei que me acostumar com a solidão...”
Esta foi uma das conclusões na qual cheguei ainda durante o vôo. Ainda no avião eu experimentei um sentimento que jamais havia sentido: ninguém que conheço esta agora ao meu alcance... eu já não mais estava no controle da minha vida e isto era terrível! Foi ali que algo importante começou a acontecer. Eu me lembrei da pequena Bíblia que meu pai me havia dado antes de sair de casa. Na contra capa daquela Bíblia, minha mãe havia escrito:
“Te amo muito. Não se esqueça de mim. Nossos pensamentos continuarão unidos a cada momento. Vou continuar pedindo a Jesus que olhe sempre por você a todo instante esteja você em qualquer lugar. Beijos. Mãe.” 
Aquelas palavras me confortaram. Mas as palavras que me alimentariam nas semanas, dias e anos seguintes seriam as palavras contidas nas páginas daquele livro... pois como escrevi antes, eu já não precisava mais representar... minha platéia havia ficado para trás, o verdadeiro Adriano podia finalmente aparecer. No avião morreu o Anjinho.  E ainda para piorar as coisas, eu já não mais estava no controle da minha vida.
Nas próximas colunas escreverei mais sobre as experiências vividas na Espanha, minha deportação na viagem frustrada a Londres, e também sobre Portugal e Marrocos. Estaremos explorando juntos como estas culturas impactaram a minha vida e talvez então responder à pergunta: Porque sair do Brasil, um pais maravilhoso, abençoado por Deus, de clima tropical, de povo caloroso, onde tudo que se planta cresce?
Hasta pronto! 

9 comentários:

  1. Isso meu amigo!!!! Deixe Deus te usar nesse blog.
    Ele fará maravilhas através das suas experiências.
    Não esqueça: Você é escolhido pelo Pai, os planos de Deus não podem ser frustados. E vc é instrumento dele nessa vida.
    Deus te abençoe.. estarei sempre orando por vc e sua família... Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adriano, o apelido de anjinho realmente é equivocado, entendo também isso agora, na epoca associava ao anjinho dos quadrinhos de Mauricio de Souza....,
    mas enfim percebo apesar de estarmos sem nos ver e nos falar há muito tempo, que quando vc se perdeu no mundo se achou em Cristo, isso poderia ter acontecido no Brasil ou fora daqui..sim...,mas no seu caso foi fora, cada um tem seu tempo seu momento..vc só conseguiu ver além, quando conseguiu ver a si mesmo e o quanto precisava de Deus na sua vida..

    Quanto a sua familia entendo a distância, a saudade, hoje talvez amenizada porque vc tem agora sua própria familia e estabelecer contato é bem mais fácil e acessivel, mas independente de qualquer situação, vc sempre carregou sua mãe, pai e irmãos consigo nas suas atitudes, nos seus pensamentos e nos seus sentimentos e certamente isso acontece com eles aqui, isso é o que mantem vcs proximos e vivos um no outro, ainda que ausentes, se fortalecendo como familia.

    Vc vive com sua mãe todos os dias, porque vc esta nela e ela em vc..assim como os demais membros de tua familia, há uma união que vai além do aspecto fisico, esta no agir, quando age conforme ela te mostrou ser o correto, quando passa o que apreendeu para seus filhos, quando toma uma decisão fundamentada no que lhe foi passado pelos seus pais ou pelo que viveu com seus irmãos e todo sentimento bom que nutrem um pelo outro e que carrega consigo...,

    neste caso distância não existe, a presença se faz presente, ainda que esteja ausente, pois reitero esta no coração, no sentimento, no pensamento, nas atitudes, vcs ainda separados estão muito unidos e isso torna sua familia forte, prospera, estruturada vc carrega eles consigo e eles a vc, isso é inerente em todos os momentos independe de circunstâncias, as adversidades são vencidas e a paz, harmonia e amor se fazem presentes e sua familia multiplica-se feliz, com a benção de Deus.

    O que posso lhe desejar é que presença de Deus seja constante e plena na sua vida e de toda tua familia.


    sua amiga " Aninha", Ana Maria ..agora Sra. Ana Azimovas

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriano, vou adorar acompanhar suas histórias...Tenho certeza de que terá muita coisa interessante para contar...Sucesso pra vc! Bjks

    ResponderExcluir
  4. Oi Dri,
    Lembro-me perfeitamente da última tarde que passamos juntos antes de você embarcar... Só eu sei o quanto doeu a nossa separação e o quanto sua presença me fez falta! Porém, a falta de tecnologia na época e a distância não foram motivos para afastar você de mim! 19 anos se passaram e até hoje quando nos falamos pela internet ou nos encontramos pessoalmente, quando você vem ao Brasil, percebemos que a nossa amizade é muito maior que tudo isso! Você continua sendo o meu Anjinho... rs. Tudo isso só prova que as verdadeiras amizades resistem ao tempo e à distância!
    É muito bom saber que as escolhas feitas te levaram a trilhar um belo caminho e construir uma vida de fé, alegria e amor!
    Estou super feliz com a sua participação no blog e ansiosa para relembrar e conhecer outros fatos da sua história! Bem-vindo ao Tangram das Ideias!
    Um grande beijo da sua amiga que te amará para sempre...

    ResponderExcluir
  5. Fera Zé!!! Essa fotinha de cara de anjo e a cara da belinha!!!!

    ResponderExcluir
  6. Valeu galera pelos comentários e pelas palavras de ânimos. Pode parecer que contar sobre essas aventuras e' fácil, mas ate para minha própria surpresa tem sido um desafio maior do que eu esperava... mas tem sido bom. Obrigados a todos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriano,
    Super legal. Tem ritmo e vontade de continuar lendo. O aspecto surpresa faz com que as pessoas voltem mais tarde para ver a continuação. Parabéns, blessings e inspiração!

    ResponderExcluir
  8. Adriano...
    Estou encantada com sua história de vida... Vejo muita sinceridade em suas palavras e um crescimento ESPIRITUAL maravilhoso! Fico muito feliz por você e espero que agora VOCÊ brinque de ANJO com as pessoas... Fique com Deus e ADOREI SEU BLOG!!
    Maria Dias

    ResponderExcluir
  9. Puxa que palavra animadora! Voce nem sabe o quanto me custa escrever estes parágrafos. Fico ate' semanas escrevendo, revisando, orando e pedindo a Deus pra me ajudar a enfocar no que realmente importa pra Ele. Obrigado pelo incentivo mesmo!

    O proposito e' este mesmo, que as pessoas conheçam mais ao Senhor através da minha historia.

    Um forte abraco e mais uma vez: obrigado!

    Adriano

    ResponderExcluir