segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO QUE VIROU MISSIONÁRIO

1992: AINDA EM BARCELONA DURANTE OS JOGOS OLĺMPICOS 

Estadi Olimpic de Montjuïc: Eu estive lá! 

Em 1992 eu tive o privilégio de passar 40 dias em Barcelona antes e durante os Jogos Olímpicos. Para um amante de esportes em geral, não existe nada mais emocionante do que viver o ambiente dos Jogos Olímpicos. Me lembro que estive no Estadi Olimpic de Montjuïc, onde tive a oportunidade de assistir alguns eventos do atletismo.



Também tive a oportunidade de assistir ao vivo, a Seleção Brasileira de Voleibol masculina derrotar Cuba em uma partida inesquecível. Várias pessoas no Brasil me viram através da TV, vibrando no meio da torcida Brasileira. Hoje, este fato não significa tanto porque qualquer um de vcs poderia ter um momento face-a-face comigo via internet, mas em 1992 ninguém poderia imaginar "ver" um conhecido na Europa, em tempo real, ao vivo e a cores. 

RESUMINDO 7 MESES

Os últimos meses haviam sido extremamente intensos na minha vida. Primeiro aquele encontro com o Titi e a Irinete no Consulado do Brasil em Madrid. A incrível "Deusidência que mudou tudo" Logo, a deportação da Inglaterra e o milagre do retorno a Espanha. Minha experiência extraterrestre com Deus, e para completar, o fato de que eu literalmente aprendi a falar em Inglês da noite para o dia...   

Mas o melhor de tudo foi poder estar em Barcelona para algo muito maior do que assistir com meus próprios olhos os Jogos Olímpicos. Em pensar que apenas sete meses atrás eu trabalhava na Ford das 7 às 5 da tarde... Em sete meses minha vida tinha sido completamente transformada. Sete meses depois, eu era um pregador de rua, evangelista urbano.

O ELECTRICISTA DE MANUTENÇÃO QUE VIROU MISSIONÁRIO 

Quando a nossa campanha se encerrou ao final das Olimpíadas de Barcelona, eu já tinha uma resposta para a pergunta: "o que fazer com a minha vida depois da ETED:" Eu queria ser missionário e servir a Deus. Eu queria ser missionário para o resto da minha vida. Eu tinha uma luz dentro de mim e precisava deixá-la brilhar.

Entre os 15 e os 21 anos de idade, minhas decisões foram totalmente centradas em mim mesmo. Eu era a minha prioridade. E o que eu queria era "malhar, andar de moto e pegar a mulherada..." Sete meses depois, meu sonho era fazer a diferença em um mundo tão necessitado. Eu queria fazer algo que deixasse uma marca neste mundo, algo que impactasse vidas, uma de cada vez, a cada encontro, a cada conversa... quem vive o dia-a-dia de sua vida com essa meta? Em 1992 eu vivia. 

Eu queria alegrar o coração de Deus com a minha vida. Que diferença sete meses fizeram!

Enquanto tudo isso acontecia comigo na Europa, os rumores corriam em Taubaté e redondezas a fora de que o "Anjinho tinha virado Pastor." Na verdade eu não me importava muito com os rumores. Acho que até mesmo para os meus pais, a transformação da minha vida era um mistério e eles precisavam "ver para crer."

LIVRE, LEVE E SOLTO

Eu estava indo em direção ao "brejo" quando
dei o grito de independência de mim mesmo
Mas o que fez toda a diferença, precipitando todos os outros eventos que seguiram nos próximos meses, foi aquela "declaração de independência" de mim mesmo

As vezes fico pensando o que haveria acontecido comigo se tivesse rejeitado tão grande oportunidade?! Ao entregar minha vida para Jesus, um processo de transformação deu inicio na minha vida. Mas também determinou o novo rumo que minha vida tomaria. Eu estava mesmo indo em direção ao BREJO da vida. Mas aquele momento determinou onde eu estaria e o que estaria fazendo nos dias, semanas, meses, e anos seguintes.

A Escola de Treinamento e Discipulado (ETED) foi o instrumento usado para colocar em movimento um processo de transformação no meu caráter que com certeza vai durar a minha vida inteira. 

Recentemente, em Janeiro de 2012 eu estive no Brasil e tive a oportunidade de rever velhos amigos, pessoas com quem eu passava bastante tempo antes da minha saída do Brasil em 1992. Uma dessas pessoas que revi, é alguém que considero um amigo muito querido até hoje. 

Creio que desde que eu sai do Brasil a quase 21 anos atrás, esta foi a primeira vez que nos vimos e sentamos para conversar. Ele queria de todas formas me levar para o forró para que revivêssemos nossos velhos tempos... Ele não podia acreditar que eu agora era um homem fiel a Deus, fiel a minha esposa e a meus filhos. Ele estava muito decepcionado comigo. Ele repetia incessantemente: "- Você esta falando sério? Vai tomar no seu $*&%^! Não vai mesmo?"  

 "-Não."  

UMA LIÇÃO PARA O RESTO DA VIDA 


Na Espanha eu tive a oportunidade de conhecer um missionário chamado Perry Rickard. Perry me ensinou algo que eu jamais me esqueci. Ele me ensinou como se livrar de maus hábitos que nos escravizam e destroem. Eu estava desanimado porque eu ainda andava manipulando e defraudando as meninas com o meus "lábios de mel." Para mim, isto era uma questão de integridade, eu queria ter um caráter transformado.

Perry desenhou o diagrama visto abaixo: 

Este e' o desenho original que o Perry fez para mim, 20 anos depois.

Perry me explicou da seguinte forma, "- Para que o seu caráter seja transformado, eu precisaria: 

  1. Identificar o comportamento ou "Sin Patterns"   
  2. Change of Thinking: Mudar minha maneira de vê-lo. Eu precisaria "rejeitar" na minha mente o fato de que este comportamento é aceitável,
  3. Change of Actions: Mudar minha atitude - tratar o comportamento como um inimigo,
  4. Change of Feeling: Ao mudar minha atitude, meu sentimento com relação ao comportamento muda naturalmente,  
  5. Change of Character: Em um determinado momento, depois de haver rejeitado aquele comportamento e criado um novo habito, o tal comportamento passará a não ter mais controle sobre mim e minhas ações,

Fácil? Não. Falhei outras vezes? Sim. Mas não sou mais escravo do mau comportamento - ou para ser mais claro, do pecado.

Mas para este processo ser executado e o resultado alcançado, é necessário que o Espirito Santo de Deus opere em nós. Sem o poder do Espirito Santo operando em nós, o processo fica mais ou menos assim: 






E foi por causa deste processo e do poder do Espírito Santo que eu fui capaz de dizer NÃO ao meu amigo da onça :)  




__


No meu próximo post, um teste para minha fé
Meu regresso ao Brasil. 





Um comentário:

  1. Oi Adriano, que bom que logo no seu começo de caminhada, algo tão importante lhe foi explicado, até com um diagrama. O Espírito Santo é a nosso ajudador e sem ELE não é possível mudar nenhum caráter, pois o inimigo de nossas almas está sempre lá como um leão para nos devorar.
    Algo especial sobre o Espírito Santo é que ELE nos convence do pecado, mas nos traz esperança para uma mudança (caso do Apóstolo Pedro). Já nossa consciência até pode nos acusa, mas sozinha ela também pode acabar nos destruindo (caso de Judas Iscariotes).

    ResponderExcluir